Dicas para não cometer gafe no Casual Day

Você pode pensar que não, mas a aparência, aquilo que demonstramos por meio dos nossos gestos e especialmente pelas roupas que nós usamos, conta muito sim! Especialmente quando o assunto é trabalho.

Não que exista roupa certa ou roupa errada, mas existe roupa adequada para cada ocasião e ambiente. O que você tem vestido para ir trabalhar? 

Olhando de fora, questione-se: “minhas roupas transmitem segurança, confiabilidade?”. Se você ficar em dúvida, algo não está certo e precisa ser revisto.

No mundo corporativo, essa falha é vista especialmente no dia do Casual Day, um dia da semana, normalmente às sextas-feiras, em que as empresas permitem que seus funcionários possam ir trabalhar com a roupa mais confortável, informal e querida que eles possuem no guarda-roupa.

Afinal, o que é o Casual Day?

A prática começou na década de 1970, nos Estados Unidos. A ideia era tornar os espaços de trabalho ambientes mais leves, descontraídos e aconchegantes aos funcionários.

Conforme a cultura da empresa, o Casual Day foi sendo adotado no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Muitas pessoas puderam abandonar o conjunto terno+gravata+calça social ou o salto alto e fazer aquilo que ama, vestindo o que ama.

Infelizmente, alguns negócios não se adequam à prática por ‘n’ motivos, entre eles os tipos de clientes que são atendidos, como bancos e escritórios de advocacia. Caso você esteja pensando em aplicar o Casual Day na sua empresa, avalie esse quesito antes de tudo. Como seus clientes reagiram?

Em outras áreas, por exemplo, como a da Publicidade e Propaganda, o Casual Day é praticamente uma Lei, já que o ambiente publicitário envolve todo um processo criativo que engloba os funcionários terem uma liberdade integral.

Algumas dicas para evitar gafes no Casual Day

Entretanto, um dia que tinha tudo para cumprir seu propósito de liberdade, pode se tornar um problemão caso os colaboradores não sejam orientados de forma correta.

Algumas das nossas dicas e questionamentos para evitar gafes no Casual Day são os seguintes:

  • Roupa confortável não é roupa desleixada
  • Você está indo trabalhar, não para a balada
  • Se você é novo na empresa, observe o que as outras pessoas usam
  • Você representa a empresa
  • Como seus clientes reagiram ao te ver vestido assim?
  • Evite fendas, transparências e decotes
  • Atente-se às cores, elas falam!
  • Aposte no jeans
  • Use saias e vestidos de comprimentos com, no máximo, um palmo acima do joelho
  • Tênis e sapatilhas podem ser boas opções de sapatos

Essas são algumas das nossas dicas. A sua empresa aplica o Casual Day? Está pensando em aplicar? Conta pra gente. Não se esqueça, o Casual Day tem tudo para ser um dia leve e divertido, nada que um bom papo com os colaboradores não possa resolver. Até a próxima!

Não pare por aqui

Veja outras publicações

Fale conosco

Vamos conversar?

Entre em contato com a nossa equipe

Ligar
Rota