5 dicas para personalizar seu espaço de trabalho

Deixar seu ambiente de trabalho com a sua cara e personalidade é sempre um dos primeiros desejos de quem começa a trabalhar. Com a modernização dos espaços de trabalho, como coworkings e até mesmo empresas que seguem essa linha menos rígida, ter seu ponto de trabalho personalizado se tornou mais fácil e mais comum.

Se você não sabe por onde começar, siga as cinco dicas que preparamos para te ajudar a compor um ambiente que mostre quem você é, no que trabalha ou até mesmo que estimule sua criatividade e produtividade.

Organização e limpeza

Um dos pontos principais para deixar qualquer ambiente bonito e produtivo é manter a organização e limpeza. Se você faz a linha “minha bagunça é organizada”, não se preocupe! 

Para manter um ambiente visualmente bonito, use gavetas e caixas organizadoras para guardar materiais de escritório, papéis e demais objetos que você ainda não sabe onde guardar. Não esqueça de manter sua mesa limpa, sem copos sujos ou embalagens de alimentos e recolha sempre o lixo.

Outra dica importante é nunca comer no seu ambiente de trabalho, por dois motivos: para evitar acúmulo de sujeira no teclado e mesa, afinal, ninguém gosta de usar um mouse engordurado. O  outro é não incomodar seus colegas de com barulho de embalagens ou comidas com cheiros fortes.

Iluminação e ruídos

Diferente do que se imagina, iluminação e ruídos são elementos que fazem parte da ergonomia no espaço de trabalho. Mais do que cadeiras e mesas confortáveis, a NR17 – Norma Regulamentadora estabelece parâmetros para que os ambientes de trabalho sejam adaptáveis às características dos trabalhadores. 

Entre as recomendações está a necessidade de haver iluminação adequada, seja natural ou artificial e é preciso que a iluminação seja bem distribuída de modo a se espalhar por igual em todas as direções.

Dessa forma, trabalhar em ambientes com pouca luz pode ser prejudicial para você e para quem trabalha no mesmo espaço . Então, nada de luzes apagadas ou luzes em excesso e que que gerem reflexos e desconfortos visuais.

Já em relação ao barulho, todos sabemos que muita gente não consegue produzir em ambientes com muitos ruídos. Faça sua parte e deixe sempre o celular no modo silencioso, procure atender ligações em um espaço mais afastado e tenha sempre fones de ouvido, tanto para ouvir as mensagens de áudio quanto para ajudar na sua concentração, se você for do tipo movido à música.

Deixando com a sua cara

Agora que você já passou pela etapa das regrinhas para manter uma boa imagem e harmonia do seu espaço, veja cinco dicas para deixar seu local de trabalho com a sua cara, mas sem perder o profissionalismo.

Fotos

  1. Fotografias da família e pets estão sempre presentes nos locais de trabalho dos personagens de filmes, mas na vida real alguns cuidados precisam ser tomados. 
  2. Não tenha fotos com trajes de banho, muito informais ou que possam passar uma imagem errada de você. Fotos relacionadas ao trabalho são bem-vindas e no caso de família e filhos, avalie bem o teor da foto antes de decidir.

Plantas e aquários

  1. Plantas sempre dão um charme em qualquer ambiente, seja em casa ou no trabalho. Na hora de escolher, opte por espécies menores, que não precisem de tanta água ou luz solar e que sejam recomendadas para ambientes fechados. Evite flores para não atrapalhar possíveis colegas alérgicos.
  2. No caso dos aquários, tenha em mente que será preciso fazer a manutenção e limpeza, então se você não dispõe de recursos que possibilitem isso no local de trabalho, o ideal é reavaliar. Escolha modelos mais compactos para não comprometer o espaço da sua estação de trabalho

Livros e objetos de decoração

  1. Livros são sempre um bom investimento. Além de comporem com elegância e profissionalismo seu ambiente de trabalho, também servem para tirar suas dúvidas e para mostrar a quem chega sua área de atuação.
  2. Objetos de decoração como miniaturas de heróis, personagens de filmes, canecas de café, plaquinhas com mensagens, plantas artificiais, luminárias e quadros pequenos são sempre uma boa opção. Invista naqueles que você gosta mas sem esquecer que é um local de trabalho e o que eles podem dizer a seu respeito.

Artigos de times, religiosos e posicionamento político

  • Em um ambiente de trabalho é recomendável que discussões que não sejam pertinentes ao trabalho sejam evitadas. Assim, você contribui para a manutenção da produtividade de evita temas que possam ser delicados.

Nada impede que você converse com seus colegas sobre temas variados na hora do café, isto é saudável. Evite apenas levar seus gostos e preferências pessoais para um espaço que não seja adequado.

Equilíbrio

  • Ao começar a personalizar seu ambiente de trabalho, nunca se esqueça da máxima “menos é mais”. Aproveite com sabedoria a liberdade de deixar seu espaço mais aconchegante e agradável, mas cuidado com os excesso. Nada de transformar sua mesa na extensão da sua casa.

Agora o que você já sabe o que pode ou não na hora de personalizar seu ambiente de trabalho, aproveite para seguir as dicas e deixar seu local menos frio impessoal. 

Coworkings são ótimos espaços de trabalho e que permitem sua personalização, além de estimular a criatividade e o network entre os frequentadores. Acesse o site da Smart Coworking e saiba mais sobre este novo jeito de trabalhar e conheça a estrutura oferecida.

Não pare por aqui

Veja outras publicações

Fale conosco

Vamos conversar?

Entre em contato com a nossa equipe

Ligar
Rota